domingo, 20 de fevereiro de 2011

O que é isso?




Transtorno Bipolar (segundo a pesquisa)



Um transtorno que se resume em “Autos e baixos” é uma doença caracterizada por episódios repetidos, ou alternados, de mania e depressão, atitudes como pessoa com transtorno bipolar está sujeita a episódios de extrema alegria, euforia e humor excessivamente elevado (mania), e também a episódios de humor muito baixo e desespero (depressão), a pessoa se torna maníaca e não percebe minutos depois fica normal como se nada tivesse acontecido.
Alguns casos é conhecido como ”MANÍACO DEPRESSIVO” há pessoas que chegam a depois de uma crise a suicídio, e esse distúrbio é cheio de compulsividade em algumas coisas, e Resiste firmemente a tomar medicamentos, abusa de drogas e álcool; gasta suas finanças de forma descontrolada; torna-se impulsivo, irascível, promíscuo e inconseqüente. O senso crítico e moral podem ficar seriamente comprometidos.
E para identificar o humor é a empolgação para comer a pizza no sábado à noite pode ser um sinal de variação de humor. Brigas com amigos e melancolia pode ser fortes indícios. Estes sinais não estão ligados a fatores externos. A pessoa que tem Bipolaridade mescla, de 8 a 80, desânimo, tristeza, ansiedade, falta de sono e de prazer, com euforia, agitação, agressividade, explosividade, aumento de riscos e gastos, impulsividade e distração, entre outros sintomas.
Porem essa doença é dificl de ser diagnosticada precisa de ter um bom acompanhamento e conhecimento pois é dificil alguém assumir. O individuo fica deprimido em geral se sente abatido, quieto e triste. Pode dormir muito, como uma fuga do convívio, reclamar de cansaço em tarefas simples como escovar os dentes, apresentar traços de baixa auto-estima e de sentimentos de inferioridade. Demonstra pouco interesse pelos acontecimentos e coisas e pode se isolar da família e amigos.
O Pessoa pode se sentir, nesta fase, culpado por erros do passado, e fracassos em sua vida e de seus familiares. Pode haver irritabilidade, lamentos, e auto-recriminação.
Pode haver um distúrbio do apetite, tanto para aumentá-lo, como para diminuí-lo. O deprimido pode apresentar queda na sua imunidade, o que o deixa mais predisposto a contrair doenças. Em alguns casos a depressão pode se manifestar de forma psicossomática, e o indivíduo pode apresentar algumas doenças de causa psicológica, que normalmente se caracterizam por dores pelo corpo ou cabeça.
Equivocada é a ideia de que a bipolaridade seria estar hiper contente pela manhã, triste à noite e com um sentimento médio à tarde. Tal ideia não traduz a bipolaridade. Na verdade a bipolaridade pode vir a se manifestar nos dois pólos da doença
E isso não apenas um transtorno como muitas pessoas conhecem gente assim e não compreende e diz Fulano é louco um dia fala ou não tem horas que esta bem tem horas que esta mal, existe sim pessoas que são assim por género, por falar quando quer mais nem sempre isso acontece com todos não se sabe como isso surge e quem escolhe mais isso acontece com muitas pessoas e nem elas sabem o por que, e isso não motivo de desprezo por mais chato e incoveniente que seja devemos sim tentar entender e há muitas pessoas que precisa de ajuda, e para isso existe tratamento e ajuda.


Mas isso pare ter ajuda precisa de uma palavrinha dificil RECONHECER. e isso vai de cada um.
Mas sempre uma saida basta apenas acreditar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário