sexta-feira, 22 de abril de 2011

A culpa.



Já faz algum tempo que queria falar sobre a culpa porem muita informação e eu não conseguia escrever, enfim vou tentar relatar aqui sobre esse sentimento,.

Segundo dicionário: Culpa é o sofrimento obtido após reavaliação de um comportamento passado tido como reprovável por si mesmo. A base deste sentimento, do ponto de vista psicanalítico, é a frustração causada pela distância entre o que não fomos e a imagem criada pelo superego daquilo que achamos que deveríamos ter sido.

Quem nunca passou por isso, se sentido se culpado por não realizar algo, por ter feito alguma coisa que provavelmente não deu certo. Na piscologia é considerado como obstaculo para uma vida saudavel.
Um caso que me deixou impressionada foi o de Natascha Kampusch, quando ela deu uma de suas entrevistas ela disse que não tinha raiva do cara que a seqüestrou e não culpava ele em forma alguma ela simplesmente viveu o que passou.

E fora ela tem muitas pessoas que sobrem e não culpam a pessoas que as fez sofrer, simplesmente se culpa por existir ou por chamar a atenção do opressor, conheço uma mulher que sofreu muito quando era criança ela me relatou que um dia sua mãe adotiva bateu na cabeça dela com uma escova de pentear cavalo, ela sentiu a dor colocou a blusa de frio e foi para escola, ao entrar na sala todos olharam para ela e gritaram, ela não entendeu nada a professora chamou e levou ela até a enfermaria, quando lhe tiraram a blusa o sangue estava escorrendo pelas suas costas mas ela não sentiu nada, pois estava corpo o seu quente,e quando ela me contou me deu arrepio e eu perguntei porquê sua mãe fez isso? ela disse, a culpa é minha eu não fiz o que ela pediu.

Juro na hora me veio uma dor e comecei a imaginar por que sempre nós culpamos, por erros dos outros? Porque não agimos como gostaríamos? e sempre diante de um fato nós culpamos? claro que tem sempre aquele que não se culpa de nada e joga-nos outros seu erro como um ato egoísta de ser. Porem a maioria se sente culpado pelos erros dos outros, eu já me senti assim não conseguia deixar de ser submissa a família e algumas pessoas no final depois de muito sofrimento eu me culpava por deixar as pessoas fazerem o que quer comigo.

Vejo relacionamentos fracassados, onde a pessoa que foi ferida e magoada se sente culpada por ser deixado, culpa-se por dar atenção demais, por ser carinhosa, culpa- se por não dizer não, e essa culpa faz nossos sentimentos se esfriar e acabamos se sentimos a pior pessoa do mundo, se sentimos inútil e uma pessoa incapaz de ser amado. Na verdade a culpa é de quem não soube receber isso, e de quem nos fez sofrer.

Crianças violentadas que crescem com dor na alma e traumatizada se culpando por não ter dito o que sentia, culpando-se por não quer corrido ou ter entrado na hora errada, se o correto era isso nunca tivesse acontecido se o correto era que ao menos esse animal tivesse a respeitado, na novela PASSIONE o caso do personagem Gerson ele não conseguia ter uma vida sexual correta por algo do seu passado, ele se sentia sujo e imundo no final da novela quando ele encontrou a velha que havia abusado dele ele disse por sua culpa me tornei isso que sou, e ele disse que não sabia explicar como aquela velha nojenta ao tocar em seu corpo ele conseguia sentir nojo e prazer ao mesmo tempo, e ele se culpava, e vemos relatos de pessoas que sofrem e ainda se sente culpada por ser alvo de um animal.

Se culpa por ser mulher, se culpa por ser criança, se culpa por não gritar, se culpa por não ter força, se culpa por não ter estudo, se culpa por ter beleza ,e se culpa por existir, pena isso acontecer.
Cada ato que não aprovamos acabamos se sentindo culpado mães que se culpa por erros de filhos, filhos que se culpam por não ter contado aos Pais.

Já vi historias que a menina foi violentada e ela se culpava por ter sentido prazer no ato sexual, e na verdade isso era fato de um corpo exporto a isso sentiria alguma coisa.
Sendo que isso não sua culpa.
A Culpa é de quem fez isso, culpa e de alguém que não cuidou do ser indefeso, a culpa de quem não acreditou no que você falou, culpa e da violência que não tem limites, culpa é a falta de respeito que toma conta do mundo que a cada dia se destrói pessoa inocentes.

Culpa sempre sentiremos, é como a musica que odiamos que não sai da boca e o pensamento estúpido que vira e mexe esta na mente, culpa oh culpa ato que poucos tem como virtude de sentir, e que faz perder o que tem, porem os egoístas jogam a para os outros, culpa de coisas que voce não fez, e se fez foi sem intenção, culpa por ser atencioso a uma pessoa que não soube apreciar, culpa por não ter chegado rápido, culpa por não ter salvado quando estava na suas mãos, culpa que muitas mas muita das vezes não foi sua e mesmo assim foi se sente culpado.


Portanto a você.

Não se culpe se seu amor não foi o sufeciente para alguem estar ao teu lado.

Não se culpe se você foi vitima de um idiota qualquer.

Não se culpe por ser engano por um falso.

Não se culpe por querer fazer e ninguem vê.


Apenas não se culpe.

2 comentários:

  1. Culpar-se: todos sentimos...
    Não há como deletar esse sentimento...
    Hoje, me sinto culpada, por não ser correspondida... Me pergunto: "Como pude amar tanto e não ter recebido de volta este amor???"
    Não há o que questionar.. Ninguém ama na mesma intensidade...
    E, eu aprendi, que por mais que fizermos, nunca ninguém irá valoriza-lo, tanto quanto n´s gostaríamos...
    Por isso, mesmo me sentindo culpada, sei que fiz o melhor...

    ResponderExcluir
  2. A culpa é um sentimento difícil de lidar, porque não é apenas a nossa culpa que dói, mas a manipulação dessa culpa feita pelo outro.

    Entre familiares isso é muito comum. Filhos que culpam pais que tentam compensar de forma errada e vice-versa. E tantos outros tipos de culpas familiares que nos persegue por uma vida.

    Meus pais são ótimos manipuladores de culpa. Meu pai é especialisata que chega a ser cruel. Dele me libertei cedo, mas meu irmão só recentemente conseguiu se libertar depois de sofrer muito.

    Eu sei que aprendo um pouco a cada dia, mas a culpa ainda me persegue em muitos setores.

    Beijocas

    ResponderExcluir