sábado, 23 de abril de 2011

Vida de consumidor.


Entra ano e sai ano e estamos gastando o nosso dinheiro naquilo que não é pão, vivemos diante de um sistema onde comprar é viver atualizado.

Inicio de ano já se inicia com material escolar, onde se vai uma boa grana, e também tem o período de férias, o dinheiro vai principalmente em mercado e shopping com crianças e se gasta a mais do normal, fora o IPVA etc...

No final de Janeiro já se fala de Carnaval preocupação com roupas viajem e acessórios, tudo para se manter alegre.

Acaba o Carnaval passa se uns dias e já começa aparecer o coelho a e ai vai a compra de novo para a Páscoa, bacalhau e ovos de chocolate, fora as viajem para aproveitar o feriadão.

Ao acabar a Páscoa já vemos propaganda do dia das mães, aonde vai mais um gasto e mais um motivo para comprar.

Termina o dia das mães já se inicia pacotes e compras para o dia dos namorados, e logo em seguida festa Junina e fantasia de escola, e onde muitos viajam para o nordeste para aproveitar essa época considerada boa, e já em seguida vem as férias, outra vez mais gastos e mais consumo.

Em Agosto dia dos pais aonde mais uma vez la vem gastos, fora que roupas para homem é mais difícil de encontrar e mais caras.

Em Setembro é mais sossegado em Outubro já vem o dia das crianças, onde os Pais e crianças ficam com os nervos a flor da pele tudo muito caro para a criança estragar em dias.

Em Novembro um monte de feriado delicia vamos gastar, e já se começa a falar no natal décimo já caiu na conta, compras presentes reforma, um mês cheio de consumo, até os comerciais falam compre hoje e só começa a pagar no Carnaval, kkk e La esta as nós comprando, e essa compra muita das vezes é sem necessidade apenas para estar com algo novo, dadas comemorativas feriados e aumentos das coisas, um mundo de negócios, e o que me deixa mais impressionada que assim que passa cada data tudo acaba como se nunca tivesse existido, você já reparou que o Brasil vive de emoção, se tem pra comprar ai vai e compra, muita gente se sabe porque comprou certas coisas, e em comemorações quando acaba logo em seguida a fantasia perde a graça, o coelho é esquecido a roupa caipira da festa Junina é guardada, e se tem copa os enfeites é esquecido mofado na gaveta e logo em seguida nem se lembra que teve copa, e data especial que ficamos aguardando dias antes gastando e gastando o precioso dinheiro que passa se o mês todo para ganhar, passamos por chuva de manhãs, passamos por frio, passamos por preguiça e muito mais lutamos para ganhar e logo perdemos em uma comprinha de comemorações, que esquecemos em dias, fora que todos os preços cai do nada, no inicio de Dezembro um Panetone custa em 13 a 15 reias o 500 gramas, uma semana depois do natal, o preço é 2 por 10 a metade do preço, e muitos só volta a comprar no próximo ano, porque para muitos já perdeu a graça.

Fora que hoje tudo é motivo para tirar dinheiro, já gastamos o normal, e fora os 6 meses que é para o governo kk, e tudo que fazemos sai caro, um lanche, um luxo, tudo vai grana, hoje em dia tem milhares de coisas 24 hrs, salão de beleza, padarias, farmácias até barracas de hot dog vira a noite para satisfazer o consumidor, já existe hotéis para cachorros, barracas de pastel que aceita cartão de credito, até dar boa ideia hoje em dia se cobra e não é invenção é serio isso, tudo que venha estimular o consumidor a gastar.

E esquecemos de quanto sofremos para ganhar um real sequer, não damos valor ao nosso suor, não damos valor a um centavo sequer, deixamos 1 centavo para os mercados e bar, pagamos 5 reias numa coca cola de lata e achamos em conta, gastamos horrores em bares e lanchonetes pagamos 25 reais uma porção de batata frita, que muita das vezes vem cheia de óleo e pela metade, saímos e deixamos nosso dinheiro em qualquer botequim de esquina um dinheiro tão suado, um dinheiro conquistado com força humilhação desaforo, cansaço um dinheiro que se torna nada diante de tanto consumo, não comprei meu carro, não comprei minha casa, não tenho reserva no banco, não tenho o que quero porque não sei gastar, não sei utilizar o que ganho anos e anos.

Compro o que vejo e não tenho o que quero ridículo isso, e tudo para satisfazer uma vontade que nunca saciara porque em todo o momento as coisas se renova e muda, por isso será incansável como consumo, esses dias um amigo meu saiu de férias e antes encomendou 3 ovos de Páscoa por 35 reais cada um, mas a mulher não disse mais nada ele foi e encomendou de outra mulher mais três de 50 reias, final das contas a primeira mulher trouxe a encomenda e a outra também final das contas ele pagou 255,00 reais em ovos de Páscoa, para comemorar um único dia.

Sei que o dinheiro é dele e eu não tenho nada a ver com isso, mas me deu dó só de pensar que é um dinheiro que foi mal gastado.

Por isso vou tentar cuidar mais do meu kkkk.

Bjo e Boa Páscoa.

Um comentário:

  1. De uma certa forma me orgulho de ficar alheia a tudo isso. Não me envolvo nessas datas comerciais, um pouco de exceção fica por conta do Natal. Porque geralmente as pessoas que trabalham para a gente, como faxineira, manicure e tal sempre esperam algo de você e faço um agrado para essas pessoas nessa data. Fora isso eu olho tudo com tédio... rs... Para mim é como se não existisse... rs

    Beijocas

    ResponderExcluir